Hungria

A Hungria (húngaro:Magyarország) é um país do planalto dos Cárpatos na Europa Central. Faz fronteira com a Áustria, Eslováquia, Romênia, Ucrânia, Sérvia, Croácia e a Eslovênia. Tem dez milhões de habitantes, distribuídos em 93 mil quilômetros quadrados.

Sua capital é Budapeste, maior cidade do país e que concentra 25% de toda a população húngara. População a qual é a mais homogênea etnicamente de toda a Europa, sendo composta em sua maioria pelos magiares, termo pelo qual eles mesmos se chamam. Os magiares eram um povo nômade que ocupou o planalto dos Cárpatos no século IX e lutou contra os outros povos durante séculos para se manterem no mesmo lugar. Mesmo oprimidos por austríacos, turcos e russos, os magiares permaneceram unidos.

O nome Hungria vem do turco On-ogur que significa Dez lanças e simbolizava a união das dez tribos que ocuparam o território húngaro no século IX, 7 tribos magiares e 3 cazares. O termo latino hunni para os hunos, antigo povo que dominou a Hungria até o século IV gerou os termos latinos para definir a Hungria. O termo magiar provavelmente vem das palavras magi e eri, a primeira de raiz proto-úgrica significa homem ou povo e a segunda vem do turco, que dá o mesmo significado povo. Então era o nome que os próprios húngaros se chamavam: Povo.

Em 1º de janeiro de 2004 a Hungria foi aceita na União Européia, junto com outros países do Leste Europeu, como os países bálticos, República Tcheca e Polônia.

publicado por Hungria às 17:07 | comentar | favorito